Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

O texto integral, incluindo tabelas, ilustrações e referências bibliográficas, deve estar em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), seguindo ainda as instruções a seguir:

- O artigo deve conter 20 páginas impressas, incluindo as referências.

- Título em português (e na língua original do artigo, para os textos escritos em língua estrangeira) e em inglês ou espanhol;

- O título em português deve estar em caixa alta, tamanho 14, sem negrito e centralizado. O título em inglês e/ou na língua original do texto deve estar abaixo do título em português, em itálico, caixa alta e centralizado.

- Filiação institucional: em nota de rodapé, puxada do sobrenome do autor, na qual constem o departamento (no caso de docente), o programa de pós-graduação (no caso de aluno de pós), a faculdade (ou o instituto, ou o centro), a sigla da universidade, a cidade, o estado, o país e o endereço eletrônico do autor;

- Resumo e palavras-chave em português e em inglês (e na língua original do artigo). Cada resumo deve conter no máximo 250 palavras, devendo ser evitadas as abreviaturas. O resumo em língua estrangeira deve ser uma versão fiel do resumo em português, assim como as palavras-chave em língua estrangeira. Ao final de cada resumo devem constar de 03 a 06 descritores ou palavras-chave para indexação, separados por ponto e vírgula.

- Texto (contendo introdução, desenvolvimento e conclusão, mesmo que os tópicos recebam designações diferentes).

  • Introdução: deve conter a justificativa e os objetivos do trabalho, ressaltando a relevância do tema investigado.
  • Desenvolvimento: a discussão e/ou análise das hipóteses apresentadas, com amparo bibliográfico adequado.
  • Conclusão: deve conter de forma concisa a resposta aos objetivos propostos.

- Referências: alinhadas à esquerda. Deverão ser organizadas a partir dos sobrenomes dos autores (dispostos em ordem alfabética) e seguir a NBR6023 da ABNT. As referências a obras traduzidas devem trazer a indicação dos créditos de tradução.

- Anexos: opcionais

- Formatação:

  • Espaços:
  1. Entrelinhas: 1,5
  2. Entre parágrafos: 0
  3. Entre título e texto: uma linha
  4. Entrelinhas das notas de rodapé: 1,0
  5. Entrelinhas da citação longa: 1,0
  6. Entrelinhas de uma mesma referência: 1,0
  7. Entre uma referência e outra: 6 pts.
  8. Entre o texto e a citação longa: 6 pts.
  9. Iniciar parágrafo com 1,0 na régua do Word.
  10. Citação longa (mais de 3 linhas) deve ser colocada com 4,0 cm de recuo em relação à margem esquerda (3,0 cm a mais da margem do parágrafo)
  • Fonte:
  1. Times New Roman
  2. Resumo: tamanho 10
  3. Texto: tamanho 12
  4. Citação longa: tamanho 11
  5. Nota de rodapé: tamanho 10
  6. Referência: tamanho 12 (destaque para títulos das obras em negrito)
  • Títulos:
  1. Título do artigo: tamanho 14; caixa alta; sem negrito; centralizado
  2. Títulos das partes do artigo: tamanho 12; caixa baixa; negrito;
  3. Subtítulos: tamanho 12; caixa baixa; itálico;
  4. Subsubtítulos: tamanho 12; caixa baixa normal;
  • Margens:
  1. Tamanho do papel: A4
  2. Esquerda: 3,0 cm
  3. Direita: 2,0 cm
  4. Superior: 2,5 cm
  5. Inferior: 2,5 cm
  • Exemplos de referências:
  1. Livros e outras monografias:

CUKAS, S. R.; FRBOTR, L. P. Mensuração de formas. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 1999.

  1. Capítulos de livros:

SIMÕES, C. A leitura acadêmica. In: FARIAS, P. T. Filosofia Atual. Tradução de XXXXX (se for o caso). São Paulo: Artes, 1972. p. 47-66. 

  1. Dissertações e teses:

LEME, J. R. M. Macunaina: um estudo sobre a literatura brasileira. 2018. 239 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. 

  1. Artigos de periódicos:

GRASS, J. I. de. O direito internacional em Portugal. Revista de Direito Internacional, v.7, p.137-142, Rio de Janeiro, 1991. 

  1. Trabalho de publicados em anais de evento:

TAVARES, N. U. Psicologia institucional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA ESCOLAR, 1., 2015, RIO DE JANEIRO. Anais da XII Reunião Anual do CBP. São Paulo: UFRJ, 2015. p. 312-313.

  1. As referências a documentos eletrônicos deverão indicar os endereços completos das páginas virtuais consultadas e a data de acesso a arquivos online, apenas temporariamente disponíveis.
  • Citações:
  1. O sistema de chamada utilizado é autor-data, conforme NBR 10520 da ABNT. O autor será citado entre parênteses, exclusivamente pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação: (LEITE, 2019).
  2. A citação direta, de até três linhas, deve estar inserida em um parágrafo comum do texto, entre aspas duplas. As aspas simples serão usadas para indicar citação no interior da citação.
  3. A citação direta, com mais de três linhas, deve constituir parágrafo autônomo, justificado, sem aspas, destacado com recuo de 4 cm da margem esquerda, em fonte Times New Roman, normal, tamanho 11.
  4. Para destacar trechos de uma citação, deverá ser usada fonte em itálico e ser acrescentada a expressão “grifo nosso” à referência, depois da indicação do(s) número(s) da(s) página(s). Subentende-se, portanto, que qualquer outro destaque presente nas citações seja original.
  5. As citações em línguas distintas daquela em que foi composto o texto submetido deverão ser traduzidas, com remissão a nota de rodapé, onde será transcrito o trecho original.

- Notas: deverão ser colocadas no pé da página. As remissões para o rodapé deverão ser feitas por números, na entrelinha superior, após o sinal de pontuação. 

- Anexos: somente quando imprescindíveis à compreensão dos textos. 

- Ilustrações: os trabalhos poderão conter imagens, gráficos ou tabelas, desde que essas sejam disponibilizadas pelo autor, em formato JPG, com definição de 72 dpis. Essas imagens deverão ser designadas como figuras, com numeração sequencial e indicação da fonte de onde foram extraídas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.