NOTAS SOBRE A GUERRA DA UCRÂNIA

Autores

  • James Magno Araújo Farias

DOI:

https://doi.org/10.47595/cjsiurj.v3i1.113

Palavras-chave:

Raízes históricas, Geopolitica, Nacionalismo, OTAN, Guerra Fria, Estado eslavo

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir as raízes históricas subjacentes a guerra Rússia x Ucrânia, iniciando no século IX com a formação do primeiro estado eslavo; os ressentimentos dos ucranianos com o seu vizinho russos onde na década de 1930 milhões de ucranianos morreram em uma grande fome - que ficou conhecida como Holodomor - resultado da tática stalinista de forçar os camponeses a se unirem à política comunista de produção em fazendas coletivas; os ecos da guerra fria após a II guerra mundial; a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN); o Pacto de Varsóvia depois substituído pela Organização do Tratado de Segurança Coletiva; a expansão da OTAN com a incorporação de repúblicas que faziam parte da URSS; até o século atual com Vladimir Putin que passou a elevar o tom nacionalista para recolocar a Rússia como protagonista global. As rivalidades históricas entre ucranianos e russos ainda estão vivas, apesar de sua origem eslava em comum. A invasão da Ucrânia é apenas mais uma movimentação de peças nesse intricado tabuleiro geopolítico, que envolve riquezas minerais, agrícolas, política, rivalidades regionais, ressentimentos históricos, religião e poderio militar.

Referências

Nota do Editor: Por se tratar de um Número Especial onde algumas contribuições são opiniões ou ensaios, alguns textos não apresentam Referências como usualmente ocorre nos artigos que são regularmente publicados na nossa Revista.

Downloads

Publicado

15/06/2022

Como Citar

Magno Araújo Farias, J. (2022). NOTAS SOBRE A GUERRA DA UCRÂNIA. Revista De Ciências Jurídicas E Sociais - IURJ, 3(1), 132–142. https://doi.org/10.47595/cjsiurj.v3i1.113