O TRABALHO EM TEMPOS DE GUERRA
DOI:
https://doi.org/10.47595/cjsiurj.v3i1.115Palavras-chave:
Guerra, Direito do Trabalho, Refugiados, Visto TemporárioResumo
A história e evolução do direito do trabalho se confundem com as grandes guerras que o mundo atravessou. Após Primeira Guerra Mundial criou-se a Organização Internacional do Trabalho – OIT, com a função precípua de estudar e promover a melhoria das condições dos trabalhadores no mundo. A partir da Segunda Guerra Mundial houve a criação da Organização das Nações Unidas – ONU, por meio da Carta das Nações Unidas. A organização foi criada com o objetivo promover a cooperação internacional e desde 1946, a OIT a integra, sendo a sua primeira agência especializada. Com a guerra entre Rússia e Ucrânia, do ponto de vista do trabalho, as primeiras preocupações que surgem dizem respeito aos refugiados que são recebidos. Neste contexto, o presente artigo procura refletir sobre a situação dos refugiados e a portaria editada pelo governo brasileiro que prevê concessão de visto temporário para acolhida humanitária; sobre os aspectos trabalhistas aplicáveis aos refugiados no Brasil; a situação dos contratos de trabalho existentes em face da guerra deflagrada; a (não) fluência da prescrição trabalhista na guerra; a tradição diplomática do Brasil na mediação dessas questões.
Referências
Referências Bibliográficas
BEZERRA LEITE, Carlos Henrique. Direitos humanos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.
DELGADO. Maurício Godinho. Curso de direito do trabalho. São Paulo: LTr, 2020.
DOLINGER, Jacob, Direito internacional privado/ Jacob Dolinger, Carmem Tiburcio. Rio de Janeiro: Forense.
FARIAS, Cristiano Chaves de. Curso de direito civil: parte geral e LINDB, volume 1/ Cristiano Chaves de Farias, Nelson Rosenvald. São Paulo: Atlas, 2015.
MORAES FILHO. Evaristo de. Introdução ao direito do trabalho/ Evaristo de Moraes Filho, Antonio Carlos Flores de Moraes. São Paulo: LTr, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Ciências Jurídicas e Sociais - IURJ
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.