AS RELAÇÕES ENTRE AS CIÊNCIAS QUE ABORDAM A AQUISIÇÃO DA ESCRITA E A GRAFOSCOPIA

Autores

  • RENATA DE LAMARE SAO PAULO SILVEIRA Fiurj Faculdade Instituto do Rio de Janeiro
  • RENATA CHRISTINA VIEIRA

DOI:

https://doi.org/10.47595/cjsiurj.v5i1.151

Palavras-chave:

construção, linguagem, escrita, alfabetização, desenvolvimento mental, grafismo.

Resumo

Este trabalho comparou teorias de ordem histórica, psicológica, pedagógica e grafoscópica. Através dos estudos de referenciais teóricos, foi possível a elaboração de uma tabela comparativa interdisciplinar concernente aos temas. Foi referenciada a apropriação da linguagem escrita dentro da história e a abordagem construtivista relacionando as fases ao desenvolvimento mental e às idades e culturas gráficas, possibilitando identificar o desenvolvimento da escrita do indivíduo com o grau de alfabetização no qual ele se insere. Proporciona a oportunidade de futuras pesquisas acerca da temática.

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Publicado

25/07/2024

Como Citar

DE LAMARE SAO PAULO SILVEIRA, R., & Vieira, R. C. (2024). AS RELAÇÕES ENTRE AS CIÊNCIAS QUE ABORDAM A AQUISIÇÃO DA ESCRITA E A GRAFOSCOPIA. Revista De Ciências Jurídicas E Sociais - IURJ, 5(1). https://doi.org/10.47595/cjsiurj.v5i1.151