INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS NO ENSINO SUPERIOR

AS METODOLOGIAS DE ENSINO NO PERÍODO DA PANEMIA SARS-COV-2

Autores

  • Carla Martinho
  • Maria João Escudeiro

DOI:

https://doi.org/10.47595/cjsiurj.v2i1.25

Palavras-chave:

Inclusão, Direitos Humanos, Ensino Superior, Análise de Dados, SARS-COV-2

Resumo

Nas últimas décadas a problemática da inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais e do respeito pelos Direitos Humanos tem vindo a ser amplamente discutida nos mais diversos âmbitos da sociedade, todavia este debate assume uma relevância ainda mais específica no âmbito educativo. A escola deve assumir a educação inclusiva como um dos seus princípios fundamentais, contribuindo para a formação dos princípios morais e sociais dos indivíduos, garantindo a igualdade, a não discriminação e um ensino com qualidade para todos os indivíduos. Este é também um dos Objetivos para o Desenvolvimentos Sustentável da UNESCO. No contexto da Pandemia SARS-CoV-2, as instituições de ensino superior viram as suas metodologias de ensino substancialmente alteradas e as necessidades de apoio aos alunos foram também elas alvo de atenção e de novas orientações da parte das instituições. Daí que analisaremos os dados do inquérito realizado sobre a satisfação de docentes / discentes durante o período da Pandemia, assim como os dados sobre as Instituições de Ensino Superior portuguesas com serviço especifico de apoio a estudantes com necessidades educativas especiais.

Biografia do Autor

Carla Martinho

PhD Education and Development Sciences by the Faculty of Science and Technology, Universidade NOVA de Lisboa. Lisbon Polytechnic Institute, Lisbon, Portugal.

Maria João Escudeiro

PhD Criminal Sciences - Faculty of Law - Portuguese Catholic University. Lisbon Polytechnic Institute, Lisbon, Portugal. Email: mjescudeiro@iscal.ipl.pt

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Publicado

14/05/2021

Como Citar

Martinho, C., & Escudeiro, M. J. (2021). INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS NO ENSINO SUPERIOR: AS METODOLOGIAS DE ENSINO NO PERÍODO DA PANEMIA SARS-COV-2. Revista De Ciências Jurídicas E Sociais - IURJ, 2(1), 8–19. https://doi.org/10.47595/cjsiurj.v2i1.25