INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS NO ENSINO SUPERIOR
AS METODOLOGIAS DE ENSINO NO PERÍODO DA PANEMIA SARS-COV-2
DOI:
https://doi.org/10.47595/cjsiurj.v2i1.25Palavras-chave:
Inclusão, Direitos Humanos, Ensino Superior, Análise de Dados, SARS-COV-2Resumo
Nas últimas décadas a problemática da inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais e do respeito pelos Direitos Humanos tem vindo a ser amplamente discutida nos mais diversos âmbitos da sociedade, todavia este debate assume uma relevância ainda mais específica no âmbito educativo. A escola deve assumir a educação inclusiva como um dos seus princípios fundamentais, contribuindo para a formação dos princípios morais e sociais dos indivíduos, garantindo a igualdade, a não discriminação e um ensino com qualidade para todos os indivíduos. Este é também um dos Objetivos para o Desenvolvimentos Sustentável da UNESCO. No contexto da Pandemia SARS-CoV-2, as instituições de ensino superior viram as suas metodologias de ensino substancialmente alteradas e as necessidades de apoio aos alunos foram também elas alvo de atenção e de novas orientações da parte das instituições. Daí que analisaremos os dados do inquérito realizado sobre a satisfação de docentes / discentes durante o período da Pandemia, assim como os dados sobre as Instituições de Ensino Superior portuguesas com serviço especifico de apoio a estudantes com necessidades educativas especiais.
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